sexta-feira, 1 de julho de 2011

Bullying a guerra nas escolas


Nas situações entre alunos dentro das escolas sempre existiu as relações conflituosas, algumas crianças sofrem intimidações de colegas e são coagidos por outros colegas mais agressivos e controladores, essas agressões são antissociais, variam entre físicas, verbais e até mesmo humilhações on-line, essa prática pelos especialistas é denominada bullying o que significa humilhar, atormentar e perseguir.
Os problemas agressivos inter existem nas escolas do mundo todo, e era incorretamente admitido como acontecimentos naturais entre os alunos, mas pesquisas realizadas nas últimas décadas relatam que essas agressões afetam negativamente as vítimas seja no tempo imediatamente ou tardiamente causando depressão e até suicídio como o que ocorreu com Jeremy Wade Delle. Jeremy se matou em 8 de janeiro de 1991, aos 15 anos de idade, numa escola na cidade de Dallas, Texas, EUA, dentro da sala de aula e em frente de 30 colegas e da professora de inglês, como forma de protesto pelos atos de perseguição que sofria constantemente. Esta história inspirou uma música (Jeremy) interpretada por Eddie Vedder, vocalista da banda estadunidense Pearl Jam.
Dados da pesquisa realizada pela ABRAPIA 80% dos estudantes manifestaram sentimentos contrários aos atos de bullying, como medo, pena, tristeza, etc.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os programas que enfatizam as capacidades sociais e a aquisição de competências parecem estar entre as estratégias mais eficazes para a prevenção da violência juvenil, sendo mais efetivos em escolas da educação infantil e do ensino fundamental. Um exemplo de programa de desenvolvimento social que utiliza técnicas comportamentais em sala de aula é aquele implantado para evitar o comportamento prepotente agressivo (bullying).
O Programa de Prevenção do Bullying criado por Dan Olweus é considerado como o mais bem documentado e mais efetivo na redução do bullying, na diminuição significativa de comportamentos anti-sociais e em melhorias importantes no clima social entre crianças e adolescentes, com a adoção de relacionamentos sociais positivos e maior participação nas atividades escolares.
Alunos:
Joelma Santos da Silva, Josenilda Lopes Santos e Marcelo Augusto Ferreira

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