Professora Maria Inês Domingues Castilho.
A fim de problematizar alguns conceitos essenciais para a compreensão da doutrina nazifascista, veja o trecho do filme "Escritores da Liberdade". Este filme aborda, de uma forma comovente e instigante o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Neste trecho, após uma manifestação de preconceito na sala, utilizar o holocausto para demonstrar as possíveis consequências do preconceito.
Palavras-chave: holocausto, judeus, negros, preconceito, racismo, respeito, relações de poder.
ATIVIDADE 1
Após a exibição do trecho do filme "Escritores da Liberdade", escreva um texto sobre a situações de bullyng,e as dificuldades das vitimas de preconceitos de qualquer natureza.O filme aborda preconceito,holocausto,judeus,negros racismo,respeito,relações de poder, intolerância,racismo.
Depois da exibição do trecho do filme "Escritores da Liberdade" o professor conduzirá a discussão com seus alunos para as questões relativas ao nazifascismo e da relação dessa ideologia no contexto do mundo pós-guerra. Para iniciar essa problematização, professor apresentará aos alunos um desenho animado que satiriza algumas premissas nazistas.
Imagem 1: Pato Donald
Na imagem 1, o Pato Donald (personagem criado por Walt Disney) veste-se de uniforme das tropas alemãs e estuda atentamente o livro fundador da ideologia proposta pelo nacional socialismo: "Minha Luta" ("Mein Kampf"). Este livro foi escrito em 1924 por Adolf Hitler enquanto esteve na prisão depois de uma primeira tentativa de ascender ao poder na Alemanha. A obra pode ser vista como uma espécie de "manual" do nazismo, pois nesse documento Hitler expôs suas ideias antissemitas, sua repulsa pelo comunismo e defendeu a existência de uma raça ariana.
Após essa breve explicação sobre a imagem 1 os alunos assistirão o desenho animado e deverão responder as seguintes questões:
Os soldados que aparecem na banda possuem quais características físicas?
Descreva essas características e justifique se elas correspondem ao ideal da raça ariana.
Depois de acordar, Donald cumprimenta três pessoas Hirohito, Mussolini e Hitler. O que essas lideranças tinham em comum?
Como Walt Disney retratou o trabalho na fábrica de armamentos na "Nazilândia"?
De acordo com a animação, como os trabalhadores alemães tinham direito ao descanso?
Explique. Ao acordar, Donald veste um pijama azul, vermelho e branco com listras e estrelas. O que o diretor procurou dizer com essa referência a bandeira dos Estados Unidos da América?
Sobre a animação:
Der Fuehrer's Face ("A face do Fuehrer") é um curta-metragem de animação produzido pelos Estúdios Disney em 1942 e protagonizado pelo Pato Donald. É também o nome de uma canção de Oliver Wallace presente neste mesmo curta. O curta, de orientação anti-nazista, foi dirigido por Jack Kinney e originalmente lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 1 de janeiro de 1943 pela RKO Pictures. Venceu o Oscar de melhor curta de animação e foi eleito o vigésimo segundo melhor curta de animação da história do cinema estadunidense de acordo com o livro The 50 Greatest Cartoons de Jerry Beck.
As respostas das questões deverão ser registradas nos cadernos.
ATIVIDADE 2
s Para ampliar as reflexões pesquisarão outras formas de sátiras políticas no formato de charge com o auxílio da internet, ou poderão produzir suas próprias charges. As charges deverão ser necessariamente relacionadas ao conteúdo da aula, ou seja, sobre o nazifascismo.
Sobre charges e história consultar o artigo de Rainer Sousa da equipe Brasil Escola.
O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.
Na aula seguinte, os alunos assistirão o pequeno trecho sobre a Adolf Hitler e como se deu sua ascensão. O vídeo esclarece questões sobre a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha em 1933.
Na sequência, o professor exibirá o programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. O vídeo relata a Era Vargas, e os alunos deverão prestar bastante atenção sobre o relacionamento do Brasil com a Alemanha nesse período de 1930 a 1945, e perceber o Integralismo como movimento político-social influenciado pela doutrina nazifascista.
ATIVIDADE 3
Os alunos deverão realizar como tarefa de casa uma pesquisa individual sobre a relação do Brasil com a Alemanha durante a Era Vargas. Essa pesquisa poderá ser realizada com o auxílio de arquivos digitais ou em livros. Os alunos deverão responder as seguintes questões e registrá-las em seu caderno.
Podemos considerar Getulio Vargas como um ditador nos moldes nazifascistas?
Quais atitudes executadas durante a gestão de Vargas o caracterizam como um ditador?
Por que o Brasil não apoiou os países do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial? Por isso é contraditório?
Imagem 3
ATIVIDADE 4
. Os alunos deverão "encontrar" como tema o holocausto. A partir desse tema, cada aluno deverá escrever acerca da intolerância, do preconceito e da violência na Alemanha nazista. Espera-se que o aluno consiga perceber como a intolerância teve papel fundamental na constituição do Estado nazista.
CINEMA E SÁTIRA
O Grande Ditador, Comédia, EUA, 1940, 124 min. Direção: Charles Chaplin.
Chaplin faz, dessa vez, dois personagens: o judeu e o ditador, quase idênticos. O judeu é um ex-combatente da primeira guerra. Enquanto ele estava internado, muitos acontecimentos mudaram os rumos do mundo: o partido de Adenoide Hynkel toma o poder e faz discursos inflamados, assustando a multidão.Nas ruas, os soldados invadem as casas dos judeus, agredindo-os, saqueando lojas e exaltando a raça ariana, raça superior. Neste trecho, o barbeiro, por sua vez, é confundido com o ditador, e caminha para fazer o seu discurso. Assim, ao invés de ouvirem o discurso inflamado do antigo ditador, o que ouvem é uma exaltação à paz. Esse discurso representa um momento decisivo para o cinema de Chaplin, pois foi a primeira vez que seu personagem Carlitos falou. Chaplin foi acusado de ser comunista e perseguido pelo senador MacCarthy, deixando de viver nos EUA.
Palavras-chave: relações de produção, relações culturais, guerra, intolerância, comunismo, capitalismo.
REFERÊNCIAS
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.
CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo, Editora Instituto Piaget: Porto Alegre,1998.
GOLDHAGEN, Daniel J. Os carrascos voluntários de Hitler: o povo alemão e o Holocausto. Companhia das Letras, 1997.
LENHARO, Alcir. Nazismo: “O Triunfo da Vontade”. Ática: São Paulo, 1991.
PISNKY, Carla B. (org.) Novos temas nas aulas de história. Contexto: São Paulo, 2009.
RIBEIRO JUNIOR, João. O que é Nazismo? Coleção Primeiros Passos. Brasiliense: São Paulo, 1987.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.
4-domínio do tema.